A vasta gama de tecnologias e tendências está a transformar o marketing online. Seguem-se seis tendências mais significantes.
O fim do clique para medir o sucesso das campanhas publicitárias
Durante anos, anunciantes e editores têm se queixado que esta é uma maneira ineficiente para medir o sucesso de um anúncio, especialmente para a publicidade de marcas.
Esta ferramenta ainda não foi extinta, mas esforços da startup Moat com a campanha «Kill the Click», que incide sobre o tempo gasto a passar o rato sobre um anúncio em vez de clicar, deve ajudar a cavar a sua sepultura.
A fusão dos telemóveis e computadores portáteis
A linha divisória entre dispositivos móveis, especialmente tablets e computadores a está a diluir-se. Por exemplo, a Apple foi incorporando características dos seus smartphones no seu sistema operacional para computadores, a empresa Jefferies & Co. previu recentemente que os dois sistemas da Apple, OSX e iOS-se irão fundir-se completamente. Enquanto isso, servidores de anúncios como a DoubleClick da Google estão a tentar integrar as suas ofertas para pcs e telemóveis.
A persistência dos «supercookies»
Investigadores descobriram que websites de grande visibilidade como o «Hulu» e especificamente o «MSN.com» têm vindo a seguir os seus visitantes com um arquivo chamado «supercookie», que continua na sua pista mesmo depois de terem sido apagados nos navegadores dos utilizadores. Um procedimento que não agrada aos consumidores. Quando repreendidos por este comportamento, a Microsoft e a Hulu desculparam-se e alegaram que a prática terminaria. Mas os «supercookies» não irão desaparecer completamente uma vez que são legais.
O início da consolidação dos anúncios digitais
No início deste ano Andrew Bloom, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da MediaMind, disse: «A noção de consolidação para as pessoas desta indústria seria um sonho tornado realidade.» E o sonho pode ter começado, provocado, em parte, pela aquisição em Junho da AdMeld pela Google. O acordo mais recente foi em Setembro, quando a ContextWeb e a Datran Media anunciaram a sua fusão para criar a PulsePoint, que promete uma maneira mais fácil para criar campanhas entre vários canais.
O aparecimento do HTML5
Tendo sido um formato dominante na Web, o Flash da Adobe tem lutado para se manter relevante, especialmente depois da Apple ter-se recusado a inlcuir o formato no iPhone e iPad. Editores e anunciantes passaram a dedicar atenção à nova tecnologia, mais compatível com diapositivos móveis, o HTML5. Mesmo a Adobe, que continua a defender a utilidade do Flash para jogos e outras aplicações, anunciou um produto separado para ajudar os designers a construir anúncios em HTML5.
O valor do conteúdo especializado
De acordo com a empresa SQAD, que mede a eficácia dos anúncios publicitários, os CPMs pagos pela divulgação de anúncios mantiveram-se relativamente estáveis ao longo do ano passado, mas as coisas ficam mais complicadas quando são comparadas em diferentes categorias. Os websites de entretenimento e de finanças aumentaram a média dos seus CPMs em 50 cêntimos ou mais, enquanto os portais sobre automóveis, estilo de vida, conteúdo ligado á vida doméstica e moda desceram pelo menos dentro da mesma média. A empresa SQAD chegou à conclusão que o conteúdo especializado ainda ganha dinheiro.

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